Área dA Saúde

Atuamos junto à área de Saúde há 20 anos considerando toda sua complexidade. 

Prestamos serviços de treinamento e consultoria para empresas de portes diferenciados no ramo de hospitais, clínicas, atendimento domiciliar, entre outros. A partir de nossa experiência de trabalho junto à empresas de Saúde, detemos conhecimentos das principais dificuldades e necessidades apresentadas pelos profissionais, em sua atuação junto aos clientes, lideranças, equipe de trabalho, equipe multidisciplinar , entre outros.

Preparamos produtos especiais para a Semana da Saúde, datas comemorativas ( dia do enfermeiro, do assistente social, médico, fisioterapeuta, secretárias, entre outros) , SIPATS, etc. 

SEMANA DA SAÚDE / DIA DO ENFERMEIRO

Desenvolvemos palestras com o objetivo de sensibilizar os profissionais para assuntos diretamente relacionados ao seu cotidiano, de forma agradável e interessante.

Nossas palestras são dinâmicas e interativas, favorecendo a participação do público.

Realizamos as palestras personalizadas às necessidades da empresa, de acordo com o tema solicitado.

Abaixo, sugestões de alguns temas para as palestras:

RELUZ & HOME CARE

A empresa RELUZ atua como parceira de empresas de Home Care de portes e demandas diferenciadas; possui profissionais capacitados para prestar assessoria a empresas de Home Care; desenvolve produtos personalizados para o ramo de atendimento domiciliar; entende o atendimento domiciliar como uma das tendências mundiais na humanização do atendimento aos pacientes. A partir de sua experiência no trabalho junto às empresas de Home Care, detêm conhecimentos das principais dificuldades e necessidades apresentadas pelos profissionais, em sua atuação junto à equipe de trabalho, equipe multiprofissional e na residência do paciente.

APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS


Implantação da Área de Relacionamento com Clientes

 O Serviço de Relacionamento com Clientes em Home Care possibilita à empresa mensurar a qualidade do atendimento prestado e identificar focos de dificuldades, objetivando melhorar a satisfação do cliente final. Deverá reportar-se diretamente à Diretoria da empresa, para possibilitar o conhecimento real do grau de satisfação dos clientes, facilitando a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para melhoria do processo; melhorar a satisfação do cliente e imagem da empresa; agilizar o encaminhamento da resolução das solicitações apresentadas pelos clientes; evitar que qualquer solicitação fique sem retorno e /ou atenção por parte dos profissionais envolvidos, melhorando a satisfação e fidelização do cliente.

Implantação da Área de Serviço Social

O profissional de Serviço Social é fundamental ao serviço de Home Care, por que faz parte de sua especialidade a atuação com famílias e a realização de visitas domiciliares, a fim de intervir em situações sociais. É um profissional que realiza contatos com muitas áreas. Poderá atuar também na área comercial da empresa, especialmente nas empresas de autogestão, onde os serviços de atendimento domiciliar são acompanhados pelo Serviço Social da empresa.

A RELUZ – Consultoria pode realizar diversos serviços: recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais, elaboração de documentação: relatórios, gráficos, estatísticas, definição das normas e diretrizes, política da Área, atribuições do cargo, perfil do profissional, ficha social dos pacientes, perfil social da demanda atendida, apresentação estatística do serviço prestado pela Área; treinamento para que  o profissional possa identificar aspectos sociais que possam causar dificuldades ao tratamento do paciente, comprometendo e atrasando o trabalho da equipe, bem como no processo de alta/desmame do paciente. Realiza acompanhamento e assessoria ao profissional contratado durante o primeiro trimestre de atuação, para discussão de casos e condutas, a fim de corrigir possíveis direcionamentos inadequados que possam surgir na prática do profissional. 

Consultoria aos gestores ( Diretoria / Gerência / Enfermagem )

 A RELUZ – Consultoria assessora os gestores em relação à postura e abordagem profissional, redação de protocolos e relatórios; integração e desenvolvimento da equipe, comunicação, relacionamento interpessoal, planejamento, administração de conflitos, liderança, organização de reuniões, entre outros.  Fatores estes observados pela Consultoria como fundamentais para o bom funcionamento do trabalho em Home Care, que, ao ser realizado à distância, exige maior nível de organização e controle na administração do trabalho dos profissionais que atuam nas residências, administrando conflitos de forma positiva, para evitar perda de tempo e rotatividade de profissionais, a fim de propor medidas preventivas.

Treinamentos para  Profissionais  de   Home Care

A RELUZ – Consultoria desenvolveu treinamentos que proporcionam reflexões, visando mudanças de comportamento. Para tal, utiliza-se de metodologia interativa, que favorece a participação, através de vivências de situações do cotidiano profissional. Foram desenvolvidos para profissionais que atuam em Home Care, considerando a complexidade desta atuação, buscando contemplar as necessidades e características específicas ao trabalho. 

Excelência no atendimento ao cliente 

Objetivos: Sensibilizar e motivar todos os profissionais (administrativos e técnicos) na prestação do atendimento aos clientes, para melhoria contínua da qualidade do trabalho; evitar reclamações e melhorar a imagem da empresa junto ao cliente ; direcionar o cliente para a área adequada à satisfação de sua necessidade, evitando o repasse a vários profissionais, gerando perda de tempo e insatisfação ; criar um padrão de atendimento que gere à empresa uma imagem marcada pela gentileza, atenção e resolutividade às solicitações dos clientes, pois estes indicam os serviços da empresa , quando bem atendidos.

Competência interpessoal em equipes

Objetivos: Motivar para melhoria da qualidade das relações entre as equipes e /ou equipe multidisciplinar, tendo em vista que o serviço em Home Care exige sempre trabalho em equipe; otimizar o trabalho, atuando nos ruídos de comunicação e relacionamento interpessoal ; reforçar a idéia de que o profissional está representando a empresa na residência, incentivando-o a passar uma imagem positiva da mesma; incentivar a colaboração  de todos os profissionais que atuam na residência para apontar desperdício de materiais, evitar  informações incorretas e/ou incompletas que podem implicar em contatos telefônicos e/ou visitas desnecessárias.

 A gestão de equipes em Home Care  

Objetivos: Apresentar alternativas para aperfeiçoar métodos de trabalho, promover melhorias no sistema de gestão, desenvolver pessoal e integrar a equipe, na realidade do serviço de Home Care; trazer reflexões sobre o atual método de trabalho adotado pelo gestor, incorporando sugestões que possam aprimorá-lo, para melhorar sua atuação; facilitar a administração do pessoal, reforçando a importância do controle do processo pelo gestor, a fim de evitar retrabalho e situações mal resolvidas,  que geram perda de tempo e insatisfação do cliente,  atuando negativamente na imagem da empresa ; incentivar a integração da equipe, a fim de que o trabalho seja desenvolvido em parceria, a fim de minimizar/ evitar conflitos que gerem perda de tempo, recursos e rotatividade de pessoal.

 Família em situação de doença: repensando seu papel

Objetivos: Sensibilizar os profissionais para repensar o papel profissional frente à família em situação de doença; ampliar a visão sobre a família doente em Home Care, a fim de aproximar os profissionais da mesma, reforçando a necessidade de parceria no trabalho, a fim de evitar conflitos que geram perda de tempo, resistência em acatar as determinações dos profissionais, insatisfações e retrabalho.

A sensibilização da família para alta em Home Care

Objetivos: Proporcionar reflexões sobre a atuação do profissional de saúde junto à família do paciente no momento da alta, através de vivências que facilitem a negociação no encerramento do serviço; apresentar técnicas de negociação; exercitar a assertividade e o trabalho em equipe.

Serviço Social & Home Care 

Objetivos: Clarificar o papel do assistente social em Home Care: sensibilização para  a internação domiciliar; análise social do caso; atendimento, acompanhamento e monitoramento dos casos atendidos; perfil da família em situação de doença ; atendimento e orientação à família; orientação ao cuidador ; atuação junto à equipe multidisciplinar; sensibilização para a alta; perfil social dos casos atendidos; relatórios estatísticos do atendimento social; utilização das ferramentas para atuação: entrevistas, visitas hospitalares e domiciliares,  relatórios, etc.

Dicas para a redação de relatórios

Objetivos: Orientar os participantes na elaboração básica de relatórios, a fim de alcançar a objetividade e clareza nos documentos elaborados; desenvolver o raciocínio para redigir documentos de forma objetiva, mas contendo os detalhes coletados durante o atendimento, com começo, meio e fim e com parecer técnico consistente, organizado e eficiente, a fim de atingir os objetivos propostos pelo documento.

Gestão de conflitos

Objetivos: Sensibilizar os participantes para a melhoria na gestão de conflitos no ambiente de trabalho e no atendimento ao cliente; definir os conflitos interpessoais; níveis e fontes de conflitos; discussão das estratégias e estilos para resolução de conflitos, para que a equipe possa atuar de maneira mais produtiva.

Oficina  -  Cuidando de você

Objetivos: Sensibilizar os colaboradores sobre a importância do autocuidado, para melhoria da postura e desempenho profissionais; oferecer  temas que proporcionem a reflexão sobre a atitude pessoal diante da vida, repensando valores e perspectivas pessoais e profissionais; melhorar a automotivação para  a melhoria do desempenho profissional, que  está diretamente relacionada aos objetivos e motivação do indivíduo diante da vida. 

Temas das oficinas: Autoestima; Autocuidado; Empatia; Feedback; Assertividade; Competências e autodesenvolvimento; Gestão do stress; Parceria.